JORNALISMO | 21/01/2022 | « Voltar |
Secretaria Municipal de Saúde prevê aumento de casos da Ômicrom nas próximas oito semanas |

O vice-prefeito e Secretário Municipal de saúde, Dr. Marcos Guarino, acompanhado do Infectologista, Daniel Licy, juntos, realizaram uma coletiva de imprensa na manhã desta sexta-feira (21), no Centro Administrativo da Prefeitura de Muriaé para falar sobre o atual cenário da pandemia no município.
A coletiva aconteceu após uma reunião entre o Comitê Covid-19. De acordo com o infectologista, nas próximas oito semanas, o município, assim como em vários países do mundo, continuará tendo aumento de casos. Ele ressaltou que a previsão é que o pico aconteça nas próximas três semanas. “Nós não temos como evitar o pico da doença, mas vamos trabalhar para amortecê-lo”, disse o infectologista.
Mesmo a variante Ômicrom ser menos letal, porém, mais contagiosa, haverá um aumento nos atendimentos nos hospitais. Segundo ele, a orientação é que a população procure primeiro, as Unidades básicas de Saúde (UBS) e somente vá aos hospitais em situações mais graves.
Outra recomendação foi para os empresários. Nas próximas semanas, com o aumento de casos, muitos funcionários ficarão afastados e a empresa deverá criar uma estratégia para manter o comércio aberto.
Exames de testagem
Segundo o infectologista, nas próximas semanas, muito provavelmente haverá falta de exames de testagem em Muriaé, assim como em todo o mundo. Pacientes com casos leves não serão testados, ficarão apenas em isolamento.
Vacinas para crianças
Marcos Guarino informou que até o momento, cerca de 200 crianças já foram vacinadas. A recomendação é que os pais continuem levando seus filhos para se imunizar. Neste sábado haverá uma campanha de vacinação para crianças de cinco a 11 anos na Unidade Básica de Saúde (UBS) do bairro São Francisco. A meta é vacinar 7.200 crianças em Muriaé nos próximos meses.
Fonte : Rádio Muriaé