Muriaé Intervalos nubladoMax 32º
Min  19º
JORNALISMO | 29/11/2021 « Voltar

Hospital do Câncer de Muriaé realiza primeira radiocirurgia estereotaxica (SRS) guiada por imagem pelo SUS

Hospital do Câncer de Muriaé realiza primeira radiocirurgia estereotaxica (SRS) guiada por imagem pelo SUS
A paciente Cristina Pires foi a primeira pessoa a ser submetida a essa radiocirurgia no HCM pelo SUS- Foto: Ascom FCV

Aconteceu nos últimos dias, no setor de radioterapia do Hospital do Câncer de Muriaé (HCM) a primeira radiocirurgia estereotaxica (SRS) guiada por imagem (IGRT) realizada pelo Sistema Único de Saúde (SUS). Na ocasião, a paciente Cristina Pires foi a primeira pessoa a ser submetida a essa radiocirurgia no HCM pelo SUS.

O procedimento utiliza uma técnica de alta precisão que só foi possível graças à aquisição do novo Acelerador Linear Infinity. Neste equipamento, há direcionamento de diversos feixes de radiação com foco preciso, que podem ser utilizados para tratar tumores no cérebro, pulmões, fígado, coluna e outras partes do corpo.

A aquisição do equipamento foi realizada através de uma emenda parlamentar do deputado federal, Misael Varella (PSD). O objetivo é beneficiar o maior número de pacientes possíveis. .

De acordo com o hospital, a técnica permite a utilização, como imobilizador durante a aplicação da Radioterapia, uma máscara termoplástica de alta precisão que, combinado com o sistema de aquisição de imagens tridimensionais, o Cone Beam CT, torna efetivo o tratamento.

Como não há incisão, a radiocirurgia obtém impacto mínimo no tecido saudável próximo à área. Segundo a diretoria da FCV, o novo procedimento trará possibilidades para milhares de pacientes oncológicos.

 



Fonte : Rádio Muriaé




COMENTAR
Não use palavras ofensivas ou “palavrões”, calúnias, difamações ou ataques pessoais a honra de alguém: O uso destas palavras agressivas e vexatórias é expressamente proibido neste site. Ao conteúdo deste jeito, o seu comentário será recusado e excluído.

Nome:
E-mail:
Cidade:
UF:
Comentário:


    












PUBLICIDADES