Muriaé Intervalos nubladoMax 31º
Min  19º
ELEIÇÕES | 22/10/2014 « Voltar

TRE-MG faz orientações para as eleições do próximo domingo

TRE-MG faz orientações para as eleições do próximo domingo



















O segundo turno das eleições acontece no próximo domingo (26). Estará em disputa o cargo de Presidente da República.  O horário de votação é das 8h ás 17h. Tire aqui suas dúvidas com relação às eleições. São informações do Tribunal Regional Eleitoral de Minas gerais (TRE-MG)  

Quem deve votar

O voto é obrigatório para os alfabetizados maiores de 18 e menores de 70 anos.
O voto é facultativo para os analfabetos, os maiores de 70 anos e para quem tem 16 ou 17 anos.

 Documentos exigidos para votar

Para votar, leve um documento oficial de identificação com foto.

São aceitos: carteira de identidade, certificado de reservista, carteira de trabalho, carteira nacional de habilitação com foto, identidades funcionais e o passaporte.

Não são aceitos: certidão de nascimento ou de casamento.

Vale lembrar que ter também o título eleitoral em mãos facilita encontrar o seu local de votação.

Justificativa

No dia das eleições, o eleitor que estiver fora de sua cidade pode justificar a ausência em qualquer local de votação, das 8h às 17h. Para justificar no dia da eleição, o eleitor deverá ter o número do título, um documento de identificação com foto e o formulário de justificativa preenchido.

Se o eleitor não justificar no dia das eleições, tem até 26 de dezembro de 2014, em qualquer cartório eleitoral, apresentando documento que justifique a ausência, por exemplo, atestado médico. Caso não tenha votado porque estava no exterior, o eleitor tem até 30 dias, a contar do seu retorno ao Brasil, para justificar, e deve apresentar cópia do documento oficial de identificação e comprovante dos motivos alegados para justificar a impossibilidade do exercício do voto.

 O dia da votação

Têm preferência para votar os candidatos, os juízes eleitorais, seus auxiliares e servidores da Justiça Eleitoral, os promotores eleitorais e os policiais militares em serviço e, ainda, os eleitores maiores de 60 anos, os enfermos, as pessoas com deficiência e as mulheres grávidas ou que estejam amamentando.

É proibido entrar na cabine de votação com telefone celular, máquina fotográfica, câmera de vídeo, equipamento de radiocomunicação ou qualquer instrumento que possa comprometer o sigilo do voto. Esses aparelhos devem ficar retidos na mesa enquanto o eleitor estiver votando.



Fonte : Rádio Muriaé/TRE-MG




COMENTAR
Não use palavras ofensivas ou “palavrões”, calúnias, difamações ou ataques pessoais a honra de alguém: O uso destas palavras agressivas e vexatórias é expressamente proibido neste site. Ao conteúdo deste jeito, o seu comentário será recusado e excluído.

Nome:
E-mail:
Cidade:
UF:
Comentário:


    












PUBLICIDADES