Muriaé Céu nubladoMax 31º
Min  19º
JORNALISMO | 31/10/2014 « Voltar

Programa “Vereadores em Ação” discute a terceirização do rotativo em Muriaé

Programa “Vereadores em Ação” discute a terceirização do rotativo em Muriaé


Esse ano, a Caixa Econômica pagará R$ 300 milhões para quem acertar as seis dezenas

Dona Joana fez a sua fezinha e disse que se ganhar irá aplicar o dinheiro e ajudar toda a família

José Eduardo espera realizar o sonho de comprar uma fazenda caso se torne um milionário


Os vereadores Jair Abreu e Helena Carvalho estiveram nos estúdios da Rádio Muriaé, nesta sexta-feira (31), durante o programa “Vereadores em Ação” e abordaram diversas questões sobre a terceirização do rotativo na cidade.

Segundo os legisladores, em 2013 a Câmara aprovou um projeto do Poder Executivo que tratava da organização do rotativo, mas não abordava a privatização do serviço da maneira que a Prefeitura vem realizando.

Helena Carvalho falou que antes a maior parte do comércio e da população era favorável ao rotativo, inclusive na forma como ele funcionava. Mas, hoje, todos estão insatisfeitos com o que está sendo realizado. A Prefeitura argumentou que não tinha condições de assumir o rotativo, após a proibição dos menores realizarem o serviço e, por isso, seria necessária a terceirização.

Segundo Jair, o rotativo poderia ser administrado por um grupo formado pelas instituições filantrópicas da cidade que sempre precisam de doações e assim parte do lucro arrecadado deveria ser revertido para eles.

Jair explica ainda que no dia 7 de setembro fez um Plebiscito Popular e um Abaixo Assinado para recorrer ao Ministério Público, em busca de mudanças nas regras do rotativo e, principalmente, numa abertura de diálogo com a empresa e o Poder Executivo. A solicitação contou com 3.140 assinaturas e foi entregue no dia 12 de setembro à promotoria. No dia 24 de outubro, a promotora enviou uma notificação ao Jair Abreu o convocando para uma reunião no Fórum para tratar do assunto.

Helena Carvalho falou sobre a necessidade de corrigir esses erros da empresa, que, inclusive, vem colocando as placas nas calçadas sem consultar os moradores e cita o caso de uma moradora da Barra que reformou a calçada, colocou cerâmica, a empresa veio, furou o piso sem pedir autorização ou realizar consulta e, ainda, colocou a placa na porta de entrada da casa e acrescentou “do jeito que está sendo feito, a empresa está afrontando toda a população e todo o comércio”.

A vereadora ainda disse que uma Audiência Pública será marcada para que um representante da empresa compareça e esclareça o que está acontecendo e disse “a Câmara precisa investigar, esmiuçar, quem é essa empresa. Esmiuçar essa licitação, quem foram as outras empresas que participaram e tentar entender porque essa empresa está se sentindo tão poderosa que não tem diálogo com ninguém”.

Algumas questões que os vereadores levantaram diz respeito ao preço do rotativo e ao tempo de permissão para estacionamento nos locais, aumento no número de pontos para motocicletas e, Helena, ainda citou uma proposta que ela havia feito em 2013, quando o projeto foi votado. Segundo ela, a empresa deveria ser responsável pela integridade do veículo enquanto ele estiver estacionado nos pontos administrados pelo rotativo, mas a proposição foi rejeitada.

Ao final do programa a vereadora insistiu na necessidade do diálogo entre a empresa, a Câmara e a população e que essa situação é um absurdo.



Fonte : Rádio Muriaé




COMENTÁRIOS 42


Morador Muriaé
Postado no dia 31/10/2014 - 15:03 Cidade: Muriaé - mg
» Os vereadores tem mesmo que fiscalizar, tem muita coisa errada , se apurar vai aparecer tem gente levando vantagem nisso !!!


Leomir nogueira de Paula
Postado no dia 31/10/2014 - 14:52 Cidade: Muriaé - MG
» Acho q tem q t sim pois todo mundo tem direito d estacionar e alem disso gera mais emprego pra cidade tem tantas coisas mais importante pra v q v isto para d bobeira e vamos trabalhar vereadores


Bj
Postado no dia 31/10/2014 - 14:57 Cidade: Bj - Mg
» Ainda bem que tem alguen por nos. Obrigado.


silvio teodorodasilva
Postado no dia 31/10/2014 - 15:08 Cidade: muriae - mg
» ninguem sabe de quem esta empresa,me polpe.......


silvio teodorodasilva
Postado no dia 31/10/2014 - 15:09 Cidade: muriae - mg
» ninguem sabe de quem esta empresa,me polpe.......


francisco tarquinio trambaioli dias
Postado no dia 31/10/2014 - 15:19 Cidade: governador valadares - mg
» vejo com muito atençao este assunto, sou Muriaense, trabalho no ramo de representaçao Comercial, e hj estou morando na cidade de Gov.Valadares. Aqui e como em outras cidades como Itabira//Joao Monlevade/Ipatinga ,e vai afora,,este ( SERVIÇO È DE COMPETENCIA DA PREFEITURA MUNICIPAL, COM GUARDAS MUNICIPAIS, E TBEM EM LOJAS DESTINADAS A VENDAS DO BILHETE, E COM PARTE RENDA DESTINADA E ENTENDIDAS FILANTROPICAS) Pegunto, como conseguem isso???????????? E ai em nossa cidade , querem tercerizar????? Vejam estas cidades como exemplo e que pelo menos façam igual... Francisco Trambaioli


carlos
Postado no dia 31/10/2014 - 16:41 Cidade: muriae - mg
» Ta tudo errado


muriaeense
Postado no dia 31/10/2014 - 16:51 Cidade: muriae - mg
» Bom acho um absurdo o q esta acontecendo na cidade, esse rotativo... pagamos impostos e so começar a fazer qualquer coisa na rua que logo vem fiscal falando q a rua é uma via publica! Mais com esse rotativo muriae é a única cidade q a rua não permanecerá uma via publica e sim de propriedade da empresa q deram para o rotativo pq nem vimos nada na imprensa falando de licitação para tal coisa, e as calçadas q a propria prefeitura manda fiscal cobrar dos proprietarios manutencao e cuidado. esse pessoal chega quebra e fica por conta do proprietário arrumar. Gente o bairro da barra nunca teve rotativo, e agora para parar na porta da casa q fui criada vou ter q pagar! Pq a garagem nao cabe todos os automoveis da familia. Quero saber como ficará a situação dos funcionários a prefeitura, pq será cobrado rotativo no entorno da prefeitura e quem mora longe e depende de estacionar na rua?! Pq a garagem da prefeitura é so para os secretarios! Gostaria q fosse muito mais abordado o tema com o prefeito pois a população inteira da cidade esta descontente. Acho que tem q ser fuscalizado sim mais nao como será a ferro e fogo o povo precisa trabalhar!


paulo roberto
Postado no dia 31/10/2014 - 17:08 Cidade: muriae - mg
» gostaria de saber se a empresa que sera responsavel pelo rotativo,se reponsabilizara tbm,caso o carro ou moto seja furtado ou danificado.isso a empresa tbm nao fala


CPI NELES
Postado no dia 31/10/2014 - 16:34 Cidade: muriaé - mg
» VAMOS UNIR FORÇAS, POIS DO JEITO QUE TÁ NÃO DÁ, ISTO É INACEITAVEL.......


maria
Postado no dia 31/10/2014 - 17:17 Cidade: muriaé - mg
» Engraçado a fala dos vereadores acima.O rotativo foi criado em 1995 pelo dr Paulo Carvalho que é pai da vereadora Helena Carvalho pelo preço de 1,50 naquela época e o vereador Jair também fazia parte da base aliada do dr Paulo que criou o rotativo em Muriae. Parece que se esqueceram disso.


maria de fatima
Postado no dia 31/10/2014 - 16:01 Cidade: muriaé - mg
» muito bom estas placas e estes estacionamentos reservados..Muriaé ja nao tem jeito de andar de carro?


to de olho
Postado no dia 31/10/2014 - 16:08 Cidade: Laranjal - MG
» Pelo menos dois vereadores para fazer alguma oposição contra arbitrariedades e não contra a vontade do povo. O resto, Deus sabe porque. Todos são como se não houvesse legislativo. É, talvez ainda salve mais um ou dois vereadores além destes dois. O resto e nada é a mesma coisa.


muriaeense
Postado no dia 31/10/2014 - 17:19 Cidade: muriae - mg
» vc's acham certo uma pessoa vir e estacionar o veículo e deixar ele o dia inteiro na vaga sendo que existem outras pssoas querendo usar


PAGADOR DE IMPOSTO
Postado no dia 31/10/2014 - 17:29 Cidade: Muriaé - MG
» SOU REPRESENTANTE COMERCIAL E DEPENDO DO MEU CARROA PARA TRABALHAR. ESTOU INDIGUINADO COM ESTA SITUAÇÃO, PAGO MEUS IMPOSTOS E QUANDO DEPENDO DE ESTACIONAR O MEU VEICULO COM TODOS AS TAXAS PAGAS. TAXAS ESSAS Q NÃO SÃO BARATAS NÃO POSSO USAR ESSE DIREITO NA CIDADE Q NASCIR POIS A VIA PUBLICA. Q NÃO É MAIS PUBLICA PERTENCE A UMA EMPRESA Q NEN SABEMOS DE ONDE É!


MURIAÉ
Postado no dia 31/10/2014 - 17:40 Cidade: Muriaé - MG
» EU NUNCA VI TANTA VAGA PRA IDOSO E DEFICIENTE,PELO AMOR DE DEUS,SEI QUE VOU FICAR VELHO E NÃO VOU QUERER NUNCA ESSE PRIVILÉGIO,MAS SE TENHO CONDIÇÕES DE DIRIGIR OS IDOSOS E DEFICIENTES PORQUE TANTAS VAGAS ESPECIAIS,SEI QUE VAI MUITA GENTE CONTRA MIM,MAS É MINHA OPINIÃO.


silviA
Postado no dia 31/10/2014 - 19:26 Cidade: Muriae - MG
» Acho um absurdo o que estão fazendo


Moacyr jr
Postado no dia 31/10/2014 - 19:39 Cidade: Muriaé - mg
» Em Primeiro Lugar, não adianta a empresa dizer que não se responsabiliza pelos automóveis furtados pois já existe decisão do supremo tribunal federal que obriga o ressarcimento nesses casos. Em Segundo Lugar: Aécio Neves Em Terceiro Lugar: Não adianta cobrar, não adianta vereador ir na Rádio, não vai acontecer NADA. A empresa vai continuar e pronto. As coisas funcionam assim nessa cidade.


cidadão
Postado no dia 31/10/2014 - 17:49 Cidade: muriae - mg
» Vc's acham certo uma pessoa estacionar o veículo na vaga e deixar ele o dia inteiro na vaga sendo que existe mais gente querendo usar aquele vaga ? qtos de vc's que tem carro ou moto tbm, perderam vários minutos procurando um lugar pra estacionar ? muriaé hj tem mais carros do q vagas por isso que tem que democratizar o acesso a essas vagas ou seja todos poderem usa-las, uma rotatividade dai o nome rotativo e lembrem-se a vaga da rua não é garagem da casa de vc's !!!


Marcus Fabício
Postado no dia 31/10/2014 - 17:50 Cidade: MURIAE - Mg
» CONCORDO TOTALMENTE COM O ROTATIVO,SE NÃO TIVER VIRA BAGUNÇA,ISSO E PARA MELHORAR NOSSA CIDADE E O TRANSITO E AS VAGAS QUE TEM CARROS QUE ESTACIONA DE MANHÃ E SÓ SAI A NOITE AI QUANDO OUTROS QUEREM ESTACIONAR NÃO TEM VAGA,AGORA VAI TER QUE PAGAR,TOTALMENTE CERTO,SEM ROTATIVO VIRA BAGUNÇA,MAIORIA DAS CIDADES TEM ROTATIVO,AGORA DIZER DE ONDE E ESSA EMPRESA QUE ESTAR CUIDADO DO ROTATIVO,JÁ FOI ANUNCIADO EM TODOS OS SITE E JORNAIS,PROCURE SE INFORMA, ACHO QUE ESSES DOIS VEREADORES TEM QUE SE PREOCUPAR COM COISAS MAIS SÉRIAS,ALÉM DE GERAR MAIS EMPREGOS E ORGANIZAÇÃO EM NOSSA CIDADE,PARABÉNS PREFEITURA MUNICIPAL DE MURIAÉ,CAMINHO CERTO


adao
Postado no dia 31/10/2014 - 18:00 Cidade: muriae - mg
» Realmente estão colocando placa sem consultar ninguém, chocaram estacionamento em frente a pagfacil que e uma instituição financeira que deveria ter um espaço para o carro forte parar para recolher dinheiro e não fizeram


Graziela
Postado no dia 01/11/2014 - 03:23 Cidade: Muriaé - Mg
» Está um abuso total está situação. Gostaria de saber se Será mantida a abusivudade de recolher os veículos a partir de 3 horas estacionada??? Ou será que mudou ????? Imaginemos a realidade no cotidiano: Você trabalhador que depende do seu veículo para ir ao trabalho, o estaciona e começa seu expediente de trabalho, terá que programar no relógio pra daqui 3 horas ir até o veículo e trocar do local estacionado, ou, pagar uma tarifa abusiva, para manter o veículo estacionamento por tempo maior. Veja, a questão que levanto não é fato de ter que pagar uma taxa pequena por hora para estacionar!! A questão que levanto é a sanção de ter o seu veículo recolhido por estar estacionado por mais de 3 horas. Pois, concordo sim que tem que organizar o estacionamento de Muriaé, e para isso, tem a contra-partida de pagar PEQUENO valor por hora. Porém, fora de lógica ter a sanção do recolhimento do veículo por estar estacionado por mais de 3 horas, mesmo pagando a tarifa da hora. Vamos a alguns exemplos de como todos os muriaeenses serão lesados... No caso profissional da saúde estacionado seu veículo e vai para seu consultório atender seus pacientes, passado 3 horas no meio de um atendimento ao paciente terá que deixá-lo e ir correndo para trocar o veículo de local. Porque é lógico que o órgão competente vai recolher o veículo para receber por isso. Outro exemplo: O empresário onde tem funcionários com Veículos estacionados, terá que liberar seus funcionários de 3 em 3 horas para trocar o local do estacionamento do veículo. E assim Existem vários exemplos de diversos seguimentos que irão serem prejudicados com tal situação. Um Advogado por exemplo, no meio de uma audiência, terá que interromper a mesma, pedir licença e sair para trocar o veículo de local, pois, caso contrario irá ter seu veículo recolhido e pagar pelas despesas conseqüentes. E sobre esse Manifesto levado ao e conforme divulgado no site da Rádio Muriaé o Departamento de Trânsito de Ministério Público de Muriaé. Está sendo tomada alguma Medida contra esse Ato abusivo que o Povo de Muriaé está na iminência de sofrer???!!! Vou procurar saber, e como cidadão questionar isso!!


RENATO
Postado no dia 31/10/2014 - 18:15 Cidade: MURIAE - MG
» Concordo plenamente com a Vereadora, e com sua manifestação, tem que investigar sim, alguém sabe se teve licitação? teve alguma outra empresa interessada? ACORDA MURIAÉ!


gustavo
Postado no dia 31/10/2014 - 19:43 Cidade: muriaé - MG
» Para quem está criticando os vereadores....leiam a toda a matéria antes de comentar alguma besteira. Eles não estão contra. Estão procurando respostas sobre como a empresa ganhou a licitação e as normas que irão usar no rotativo.


vigilante
Postado no dia 31/10/2014 - 22:53 Cidade: Muriae - Mg
» Já que tem um grupinho dizendo que as ruas são públicas,porque é que eles estão questionando onde estão sendo colocadas as placas? Pois até onde eu sei as calçadas também da são públicas e não dá propriedade do morador só por que colocou cerâmica.


andre
Postado no dia 31/10/2014 - 20:48 Cidade: muriae - mg
» A inpresa que assumiu e a mesma que terceirizou a rodoviaria,muito boa....SINART,


ADMIRADOR
Postado no dia 31/10/2014 - 21:09 Cidade: MURIAE - MG
» QUEM ESTAR A FAVOR DO ROTATIVO, NÃO DEVE TER CARRO!QUER COBRA!COBRA UM VALOR MENOR 0,50 CENTAVOS A HORA,


ELIAB
Postado no dia 31/10/2014 - 21:26 Cidade: Muriaé - mg
» ´Pra quem deseja se inteirar sobre a empresa que foi contemplada, faça uma analise pra ver. Segue o link abaixo: sinart.com


Bairro da Barra
Postado no dia 31/10/2014 - 21:48 Cidade: Muriaé - MG
» Boa Noite ! ! Concordo com a área Azul, mas descordo totalmente com a Forma de arrecadação que estão querendo executar... essa recadação deveria ser destinada a Casas Filantropicas, Hospitais , Apae, Creche e etc etc... etc... Olha gente estão querendo brincar com o Povo, depois Não Reclame ! !


lourenço
Postado no dia 31/10/2014 - 21:55 Cidade: muriae - mg
» se e para gerar emprego apoio


Neutro....
Postado no dia 31/10/2014 - 22:06 Cidade: muriaé - m g
» Quem pode comprar carros deve poder pagar estacionamento.Porque choram tanto ( trabalham )


RUY
Postado no dia 31/10/2014 - 22:07 Cidade: muriae - MG
» nossos representantes legais tem por obrigaçao devender os direitos da POPULAÇAO, nao o de meia duzia ou menos


E. J. A.
Postado no dia 01/11/2014 - 07:19 Cidade: Muriaé - MG
» NÃO SOU CONTRA O ROTATIVO. SOU CONTRA A PRIVATIZAÇÃO. DE UM SERVIÇO PÚBLICO Q TODOS TEM DIRETO DE USAR, E DO ABUSO Q ESTA OCORRENDO, PQ NÃO CONTINA DO JEITO Q ESTAVA. DIZER Q A PREFEITURA NÃO TEM COMO ADMINISTRAR TA DE BRICADEIRA....


julio silva
Postado no dia 01/11/2014 - 08:36 Cidade: muriae - mg
» O NEUTRO AÍ EM CIMA NÃO DEVE TER NEM UMA BICICLETA PRA ANDAR, PORQUE SE TIVESSE IA SABER DO QUE ESTAMOS FALANDO, ISSO É UMA MÁFIA ARRECADADORA DE DINHEIRO, PAGO IMPOSTOS DO MEU VEÍCULO TODO ANO, QUE NÃO FICAM BARATOS, SÃO QUASE 4.000,00 SÓ DE IPVA E SEGURO OBRIGATÓRIO QUE VÃO PARA O BOLSO DO GOVERNO, E AGORA COMO SE NÃO BASTASSE TODO ESSE DINHEIRO, AINDA TEMOS QUE PAGAR PARA ESTACIONAR NAS RUAS. E OUTRA NEUTRO, ANTES DE MANDAR AS PESSOAS TRABALHAREM, PROCURE SABER SE AS JÁ FAZEM, O ATOA AQUI DEVE SER VC .E QUANTO AS PLAQUINHAS E PLACONAS, JÁ OUVI MUITA GENTE DIZENDO QUE VÃO DAR UM ÓTIMO PESO NO FERRO VELHO, COLOCA EM FRENTE A MINHA CASA PRA VER, ELES COLOCAM NUM DIA E RANCO NO OUTRO.


ADMIRADOR
Postado no dia 01/11/2014 - 10:51 Cidade: MURIAE - MG
» A EMPRESA QUE VAI ASSUMIR O ROTATIVO É A MESMA QUE CUIDA DAQUELE CHIQUEIRO QUE SE CHAMA RODOVIARIA DE MURIAE.


mais um brasileiro
Postado no dia 01/11/2014 - 15:12 Cidade: muriae - Minas Gerais
» é um absurdo, nao aguento mais pagar por nada.


ADMIRADOR
Postado no dia 01/11/2014 - 11:00 Cidade: MURIAE - MG
» AINDA BEM QUE O ESTACIONAMENTO DO SALES É DE GRAÇA,QUANDO TEM REUNIÃO NA PREFEITURA O ESTACIONAMENTO DO SALES FICA MUITO CHEIO.


André
Postado no dia 01/11/2014 - 16:48 Cidade: Muriaé - MG
» O Rotativo em Muriaé da forma como será instalado será ilegal; pois como é a Prefeitura quem regulamenta o trânsito urbano, ela deve possuir um acordo com a PMMG para a sua fiscalização (Por não ter uma guarda municipal) pois os funcionários da SINART (empresa que administrará o rotativo) não tem poder de aplicar multas e nem de solicitar reboque para os veículos, havendo este acordo com a PMMG e a aplicação de notificações no rotativo; é a Prefeitura quem deve ter uma JARI - Junta Administrativa de Recursos de Infrações, para julgar os recursos, (para toda multa, o proprietário do veículo tem o direito de recurso) pois a JARI estadual do Detran - MG não julga recursos sobre multas em rotativos municipais ! Portanto sem que exista uma JARI municipal, o rotativo será ILEGAL !


De fé
Postado no dia 01/11/2014 - 12:34 Cidade: MURIAÉ - MG
» Isso deveria ser entregue para cobrança em favor da casa das crianças ou asilo dos Vehos, ou até mesmo para a Guarda mirim. Pagamos impostos para a livre circulação de veículos que a verba deveria ser destinada a conservação das vias e se arrecadam dos proprietários dos veículos pq não podem ter nenhuma regalia no trânsito. Mas os vereadores não deviam aprovar acho até meio inconstitucional, mas aqui acontece de tudo....so resta apelarmos para que o ministério público fiscalize, pq tem muita gente por trás destas empresas que ganham as licitações.


celio dornelas
Postado no dia 01/11/2014 - 14:39 Cidade: MURIAE - Minas Gerais
» Acho a iniciativa destes dois representantes legislativos de grande importância para toda população , pois estamos deixando de ter estes recursos em prol de nossas necessidade , mesmos porque, dar a estranhos a nós essa oportunidade de poder ajudar as entidades filantrópicas , porque não o poder executivo fez uma consulta popular para saber nossas opiniões , ou então buscou ajuda destas entidades . O problema político do PAÌS , esta na conduta politica dos partidos , visando o poder concentrado nos seus umbigos , e nós povo , esquecidos de ser vistos como valores de uma sociedade de cidadãos , necessitados de de tantos outros serviços essenciais ao nosso dia a dia , de indas e vindas para trabalhar e gerar recursos para pagar altos IMPOSTOS , para estes mesmos fazerem o que bem achar e da forma que quiserem . Concordo ; acho que temos que investigar . Mas acho que já deveria ter sido feito na câmara quando foi votado . Más há distorções , o problema é que foi votado , e agora precisam da nossa , (antes esquecida ), opinião pública . Acorda meu povo !!!!!!!!


André
Postado no dia 01/11/2014 - 17:02 Cidade: Muriaé - MG
» Neste link www.denatran.gov.br/municipios/orgaosmunicipais.asp estão os deveres do município para a municipalização do trânsito; vejam que em Muriaé falta ser feito ainda muita coisa, mas a cobrança de rotativo já está para ser iniciada !


muriaense
Postado no dia 02/11/2014 - 23:09 Cidade: muriae - mg
» muriae,não existe guarda de transito,muito menos engenharia de transito,tudo que fazem tem que ser refeito,como vimos nos ultimos meses, fico indignado com o prefeito tercerizar este serviço,se for retornar o rotativo que faça a prefeitura,gerando emprego,e renda pra cidade,e aplicando esta renda em melhorias sempre,fora o comercio que perde muito com o rotativo,comercio este que carrega nas costas muitos impostos pagos a prefeitura,fora nós que precisamos dos veículos para trabalhar ,e não podemos colocalos proximo ao trabalho,e ter que pagar caro por isso,é um absurdo tudo isso,nem 10% da população sabe disso. vamos apurar antes de começar,ou fazer uma ação popular para bloquear esta empresa,mesmo que aconteça, quem manda é o povo,voces são representantes votados e confiados do povo,que hoje voces esquecem que pediram muitos votos para estar sentado nesta cadeira jurando representar o povo,e cuidar do bem da cidade de todos nós que fazemos ela crescer.........

COMENTAR
Não use palavras ofensivas ou “palavrões”, calúnias, difamações ou ataques pessoais a honra de alguém: O uso destas palavras agressivas e vexatórias é expressamente proibido neste site. Ao conteúdo deste jeito, o seu comentário será recusado e excluído.

Nome:
E-mail:
Cidade:
UF: