Muriaé Céu nublado com chuva moderada
Max 29º
Min  19º
Prefeito sanciona lei que cria “Semana Municipal de Prevenção à Depressão”
JORNALISMO | 14/03/2019 « Voltar

Prefeito sanciona lei que cria “Semana Municipal de Prevenção à Depressão”


Muriaé terá a “Semana Municipal de Prevenção à Depressão”. Aprovado no final de fevereiro na Câmara Municipal, o projeto de lei que institui a iniciativa foi sancionado pelo prefeito Grego. A norma estabelece a realização de uma série de atividades de cunho informativo e educativo a serem desenvolvidas em diversos ambientes, inclusive por meio de parceria do poder público com outras entidades.

O texto da lei, cujo projeto foi proposto pelo vereador Evandro Cheroso (PR), define que a Semana de Prevenção à Depressão será promovida sempre na primeira semana do mês de abril, e ainda não há confirmação oficial se haverá programação já em 2019.

Um dos objetivos da lei é informar e conscientizar sobre formas de prevenção e tratamento da doença, que afeta um número alarmante de pessoas no Brasil e em todo o planeta, e pode levar a situações graves e até mesmo trágicas, a exemplo do suicídio.

Números assustam

A justificativa do projeto cita dados da Organização Mundial de Saúde (OMS), de que a depressão afeta 4,4% da população mundial. Números oficiais apontam que no Brasil 11,5 milhões de pessoas sofram de depressão, o que significa 5,8% da população.

O país tem maior índice da América Latina, e o segundo das Américas, ficando atrás apenas dos Estados Unidos, que tem 5,9% de casos diagnosticados.

Atendimento

Em Muriaé, pacientes com depressão tem tratamento gratuito na estrutura de Saúde Mental mantida pela administração municipal, que envolve Centro de Atenção Psicossocial II (Caps II), Centro de Atenção Psicossocial Álcool e Drogas, modalidade 3, 24h (Caps Ad III), Unidade de Acolhimento e Ambulatório de Psiquiatria.

O atendimento inicial é feito na rede de atenção básica, que inclui postos de saúde e Unidades Básicas de Saúde (UBS’s) e, se necessário, o paciente é encaminhado para o setor de Saúde Mental.

 



Fonte : Rádio Muriaé / G1 / Ascom Câmara Municipal de Muriaé




COMENTÁRIOS 1


VANUSA ALVES
Postado no dia 15/03/2019 - 10:00 Cidade: MURIAÉ - MG
» Concordo sim que tem que haver campanha, mas ao invés de focarem nisso, fazem algo para diminuir o tempo de espera nas filas das UBS. Uma coisa que os responsáveis pela área de saúde precisam entender, é que tem depressão e está em crise, não pode esperar meses para serem atendidos. É caso de URGÊNCIA!!! Muitos tiram a vida por conta disso, por não aguentar esperar. É frustrante para eles e só piora a situação. Falo isso com propriedade, pois eu fui uma dessas pessoas que por meses, rodei postos de saúde da cidade inteira e mesmo em prantos de choro dizendo que eu não estava aguentando mais, nenhum deles me atendeu. Por sorte, um psicólogo teve compaixão de mim e me acolheu! Se não fosse por ele, eu não estava aqui agora. Quem depressão NÃO PODE ESPERAR!!!

COMENTAR
Não use palavras ofensivas ou “palavrões”, calúnias, difamações ou ataques pessoais a honra de alguém: O uso destas palavras agressivas e vexatórias é expressamente proibido neste site. Ao conteúdo deste jeito, o seu comentário será recusado e excluído.

Nome:
E-mail:
Cidade:
UF:
Comentário:


    











PUBLICIDADES