Muriaé Céu nublado com chuvaMax 29º
Min  22º
Morre ilustre miradourense José Alcino Bicalho, ex-diplomata e amigo de JK
JORNALISMO | 26/07/2016 « Voltar

Morre ilustre miradourense José Alcino Bicalho, ex-diplomata e amigo de JK

Influente político e escritor morreu nesta terça-feira (26), aos 96 anos


Morreu em Muriaé nesta terça-feira (26) o ex-político e diplomata José Alcino Bicalho, de 96 anos de idade. Natural de Santa Rita do Glória, Miradouro, José Alcino lutava contra o câncer há vários meses.

Com uma extensa e representativa carreira política, José Alcino foi prefeito de Miradouro e deputado estadual durante a 2ª legislatura da Assembleia Legislativa de Minas Gerais (1951-1955), pelo PTN.

Casado na igreja da Candelária, no Rio de Janeiro, teve como seus padrinhos o presidente do Brasil, Juscelino Kubistchek e sua esposa Sara. Logo após residiu por dois anos em Paris onde exercia a função diplomática de diretor do Escritório Comercial do Brasil.

Influente e amigo pessoal de Juscelino Kubistchek, ocupou importantes cargos durante o governo de JK, como: diretor do  Banco do Estado de Minas Gerais-BEMGE e diretor-presidente da USIMINAS por cerca de 20 anos. O miradourense também foi Consul do Brasil em Marrocos.

Além da vitoriosa carreira política, José Alcino também se dedicou à literatura, fazia parte da Academia Mauriense de Letras, e em 1992  lançou em Muriaé o livro “Poesia a Destempo”.

José Alcino deixa a viúva Maria José e filhas Isabela, Ana e Márcia.

O corpo de José Alcino está será velado nesta terça a partir das 16h no Solar da Família, que fica na rua Tenente Pereira do Vale, em Miradouro. O sepultado ocorrerá nesta quarta-feira (27), às 17h30, no cemitério no Cemitério Municipal de Miradouro.

 



Fonte : Rádio Muriaé




COMENTÁRIOS 9


Silvério Damasceno
Postado no dia 26/07/2016 - 12:48 Cidade: Miradouro - Mg
» Dr.José Alcino foi criador da Comarca de Miradouro e o primeiro prefeito eleito pelo povo da minha cidade. Vai deixar uma lacuna enorme no cenário político do Brasil.


Silvério Damasceno
Postado no dia 26/07/2016 - 13:02 Cidade: Miradouro - Mg
» Dr.José Alcino foi criador da Comarca de Miradouro e o primeiro prefeito eleito pelo povo da minha cidade. Vai deixar uma lacuna enorme no cenário político do Brasil.


Acácio Alves
Postado no dia 26/07/2016 - 12:43 Cidade: Muriaé - Mg
» Políticos atuais deveriam se espelhar neste homem. Íntegro,capaz e dotado de um espírito público enorme. Uma pedra irreparável.


Cristiane Lacerda
Postado no dia 27/07/2016 - 09:02 Cidade: Curitiba - PR
» Grande homem! Um exemplo! Deixará saudades!


Daniel Barreto
Postado no dia 27/07/2016 - 09:55 Cidade: Ribeirão Preto - SP
» Uma grande perda, Um Homem Íntegro. Meus Sentimentos a toda Família.


Queila Eler
Postado no dia 27/07/2016 - 10:45 Cidade: Brasília - DF
» Um amigo e colega de trabalho exemplar. Sempre preocupado, atencioso e delicado com os próximos. Pronto a ajudar, sempre. Deixará saudades. Meus sentimentos à família, com carinho.


BerhStarr
Postado no dia 27/07/2016 - 16:16 Cidade: Rio de Janeiro - Rj
» Meus sentimentos a família, respeito e admiração por tudo que José Alcino Bicalho fez pelo nosso planeta entre tanto por sua família cujos passos ele mostrou com louvor como e onde pisar. Considero um privilegio meu ter-lo conhecido. Hoje é na espiritualidade que seus antecessores estarão em festa pelo seu retorno, muito embora aqui a saudades sera nossa companhia. Fique em Paz.


Antonio Augusto Lacerda
Postado no dia 27/07/2016 - 20:52 Cidade: Miradouro - MG
» Homem íntegro que conheci ainda como amigo de meu pai Oto Lacerda e com o passar dos anos, passei a conhecer e me tornei um admirador de sua competencia, sua personalidade e seu estado de espirito. Meus sentimentos à familia e o meu muito obrigado Dr. Jose Alcino Bicalho, por tudo que voce fez por minha familia. Estou distante, não pude estar ai em Miradouro, na sua despedida, Que Deus lhe conceda a paz, que voce sempre procurou estabelecer entre todos os seus amigos e admiradores.


José Maria Couto Moreira
Postado no dia 29/07/2016 - 17:00 Cidade: Belo Horizonte - Mina\s Gerais
» Tive o privilégio de conhecer e conviver com José Alcino Bicalho. José Alcino reunia todas as qualidades que um homem de Estado pode acumular. Elegante no trajar, atencioso com seu interlocutor, argumentador capaz, ético, dono de vasta cultura que lhe valeram representações honrosas do Brasil no exterior, conferidas por Juscelino e outros políticos, José Alcino deixa, como seu principal legado, além de sua ampla folha de serviços prestados ao Estado e ao país, o seu sempre presente amor por D. Maria José e filhas. Nosso sentimento de perda é muito grande e Muriaé chorará por ela. José Maria Couto Moreira - Belo Horizonte

COMENTAR
Não use palavras ofensivas ou “palavrões”, calúnias, difamações ou ataques pessoais a honra de alguém: O uso destas palavras agressivas e vexatórias é expressamente proibido neste site. Ao conteúdo deste jeito, o seu comentário será recusado e excluído.

Nome:
E-mail:
Cidade:
UF:
Comentário:


    










PUBLICIDADES