Muriaé Céu nubladoMax 31º
Min  19º
JORNALISMO | 07/11/2014 « Voltar

ENEM: Confira dicas para se dar bem na prova

ENEM: Confira dicas para se dar bem na prova



O ENEM está chegando para os mais de 8,7 milhões de pessoas que se inscreveram em 2014, as provas serão realizadas neste sábado (8) e domingo (9) em todo o país.

O Exame Nacional do Ensino Médio é a principal avaliação utilizada pelas Universidades Federais do país para seleção de seus alunos e, por isso, é fundamental que os candidatos não esqueçam façam nada que possa prejudicar na realização da prova.

Confira abaixo algumas regras e dicas para o ENEM:

Horário

As provas estão marcadas para começarem às 13h, horário de Brasília, e por isso é aconselhado que você acorde com antecedência para sair de casa com calma e, em caso de algum imprevisto, ter tempo para chegar ao seu local de prova. E mais importante: preste muita atenção nas recomendações do MEC a respeito do horário de fechamento dos portões e início da prova.

Documentos

Um dia antes, deixe separado tudo que será necessário no dia seguinte, para que não haja correria na manhã do exame. Os itens imprescindíveis são: a caneta preta, de corpo transparente, e um documento oficial com foto. Atenção: documentos em mal estado ou sem foto não serão aceitos. No site do Enem, há uma relação com todos os documentos que serão aceitos pelos fiscais. Em caso de roubo ou furto, o candidato pode levar o boletim de ocorrência atestando a ausência dos documentos.

Caneta preta

De acordo com o edital do Enem, os candidatos só podem levar consigo canetas de tinta preta para realizar a prova. Mas não é qualquer uma não: elas também precisam ter o corpo transparente, de forma que o fiscal possa enxergar o interior da caneta.

Adereços

Não é permitido o uso de bonés ou qualquer tipo de adereços que impeçam o fiscal de enxergar o de maneira clara o candidato. Outra coisa importante é a respeito de relógios, que também não podem ser utilizados pelo candidato na hora da prova.

Comidas pesadas

Faça refeições equilibradas antes do exame e leve para a sala de prova água e um lanche leve, como barra de cereais e chocolate.

Não estude na véspera

Depois de meses se preparando para o exame, enfiar a cara nos livros e estudar horas a fio poucas horas antes do exame não é uma boa receita. Além de aumentar a ansiedade, isso pode acabar tirando horas preciosas de sono e descanso, que podem fazer a diferença no momento da prova.

Durma bem

Durma cedo, na véspera das duas provas, para conseguir acordar bem para enfrentar a bateria de perguntas que vem pela frente.

Relaxe e divirta-se na véspera

Use o tempo da véspera para fazer atividades prazerosas como ler, jogar videogames, ou sair com os amigos - sem exagerar e voltar tarde, claro. Como o ano foi bastante puxado na rotina de estudos, e todo conteúdo já está fixado, dê essa folga a você mesmo e vá bastante tranquilo na hora de responder as questões.

Nada de selfies

Tirar fotos - seja da prova, do cartão de respostas ou de si mesmo dentro da sala - acarreta em eliminação do Enem, e o MEC faz monitoramento de redes sociais para encontrar candidatos que estão burlando as regras. Se estiver com o celular, coloque o aparelho dentro da sacola, embaixo da carteira, e se preocupe apenas com o gabarito.



Fonte : Rádio Muriaé/G1




COMENTAR
Não use palavras ofensivas ou “palavrões”, calúnias, difamações ou ataques pessoais a honra de alguém: O uso destas palavras agressivas e vexatórias é expressamente proibido neste site. Ao conteúdo deste jeito, o seu comentário será recusado e excluído.

Nome:
E-mail:
Cidade:
UF:
Comentário:


    












PUBLICIDADES