Muriaé Intervalos nubladoMax 31º
Min  19º
JORNALISMO | 25/11/2014 « Voltar

Dia do Doador de Sangue: Média de doação está abaixo da expectativa em Muriaé

Dia do Doador de Sangue: Média de doação está abaixo da expectativa em Muriaé









Para comemorar o Dia Nacional do Doador de Sangue, celebrado dia 25 de novembro, Evil Mendonça trouxe em seu programa a coordenadora da campanha de doação de sangue em Muriaé, Illen Nara Rodrigues, e William de Oliveira Secunho, doador voluntário desde os 18 anos.

A coordenadora explicou que em Muriaé a meta é colher entre 100 e 120 bolsas de sangue por campanha, mas que a cidade está abaixo da expectativa e a média tem sido de cerca de 80 bolsas.

Ela explica que para doar é necessário ter boa saúde, não ter tido hepatite, pesar mais de 50 kg, ter mais de 18 anos e menos de 69 anos. Menores de idade também podem doar, se estiveram acompanhados pelos pais.

Illen Nara destaca que a doação é completamente segura, todo o material utilizado é descartável e antes da coleta é realizado um teste de anemia, até para garantir a saúde do doador e, após a coleta, é realizado cerca de 13 a 15 exames no sangue coletado. O resultado desses exames é enviado para o doador pelo correio.

William de Oliveira, falou um pouco sobre a importância da doação, e destacou que Muriaé tem quatro hospitais que fazem dezenas de operações diariamente em que são necessárias transfusões de sangue e a sensação de ajudar essas pessoas é muito boa.

Illen explicou que são coletados 400 ml de sangue por doação, quantidade que o organismo repõe rapidamente, principalmente se no dia da doação a pessoa não fizer esforço e se hidratar. Ela destacou, inclusive, que o doador tem direito, por lei, a tirar o dia de folga.

O sangue doado em Muriaé é transferido para Juiz de Fora, pois é o Hemocentro de referência da região, e lá é feito o fracionamento, ou seja, o sangue é dividido em quatro componentes: o concentrado de hemácias, plaquetas, plasma e o crioprecipitado. Por isso, a cada vez que a pessoa doa sangue ela é capaz de salvar quatro vidas.

A próxima campanha, em Muriaé, será realizada nesta quarta-feira (26), na Policlínica Dr. Biaggio Montesano, o PACE, na Avenida Silvério Campos no Safira. As doações poderão ser feitas a partir das 7h30 até às 15h, sem intervalo para almoço.



Fonte : Rádio Muriaé




COMENTÁRIOS 1


luis carlos
Postado no dia 26/11/2014 - 10:30 Cidade: cachoeira alegre - mg
» hoje 26-ii-2014 fui ate o posto de colheta para fazer minha doaçao queria parabenizar aos funcionarios que la estavam trabolhando mesmo com toda dificuldade e ao mesmo tempo fazer um apelo ao poder publico de muriae que olhem com carinho este serviço pois é de grande importancia para a cidade e regiaõ. no dia de colheta que aumente o numero de funcionario para viabilizar o serviço para que as pessos não desistaõde fazerem a doação

COMENTAR
Não use palavras ofensivas ou “palavrões”, calúnias, difamações ou ataques pessoais a honra de alguém: O uso destas palavras agressivas e vexatórias é expressamente proibido neste site. Ao conteúdo deste jeito, o seu comentário será recusado e excluído.

Nome:
E-mail:
Cidade:
UF:
Comentário:


    












PUBLICIDADES