Muriaé Intervalos nubladoMax 31º
Min  19º
ESPORTE | 23/10/2014 « Voltar

Competindo a menos de 2 anos, lutador da região já coleciona grandes resultados no Jiu-Jitsu

Competindo a menos de 2 anos, lutador da região já coleciona grandes resultados no Jiu-Jitsu
Patrick Coutinho é atleta da equipe Gracie Barra de Cataguases e em agosto foi campeão mundial









Ele descobriu o Jiu-Jitsu há poucos anos, mas já vem colecionando ótimos resultados enfrentando lutadores do Brasil e do exterior, representando a cidade de Cataguases e a Zona da Mata mineira. Patrick Coutinho é natural de Leopoldina, mas há muitos anos mora e treina na cidade vizinha.

O atleta, que também é formado em Educação Física, divide seu tempo entre o tatame e aulas em duas escolas públicas, em Cataguases e Piacatuba - distrito de Leopoldina - e duas academias de Cataguases, onde atua como professor e personal trainer.

Em entrevista à Rádio Muriaé, Patrick falou um pouco sobre sua vida e sua ainda jovem e já vitoriosa trajetória no Jiu-Jitsu e até sobre a possibilidade de ingressar no MMA (Artes Marciais Mistas).

Coutinho contou que ingressou no universo das artes marciais aos 10 anos, passando pelo Karatê, Kick Boxer, Taekwondo, e Hapkido - nas duas últimas com títulos nacionais e mundiais: “Eu pratico artes marciais desde que me entendo por gente. Nos últimos anos descobri o Jiu-Jitsu e me apaixonei pela arte”.

Na “arte suave” o lutador demostrou talento rapidamente e em 2013 começou a competir pela equipe Gracie Barra Zona da Mata, de Cataguases, tendo como mestre o conceituado faixa preta 3º grau, Ricardo Caetano.

No ano passado foram 11 competições, com destaque para o vice-campeonato mundial e pan-americano, na categoria até 88kg, além da vitória na Copa do Mundo de Jiu-Jitsu Olímpico, disputada em Niterói (RJ), no mês de novembro.

Neste ano já foram várias competições. Em agosto, sagrou-se campeão mundial, em Teresópolis, região serrana do Rio, e no mês passado foi vice-campeão sul-americano, na cidade maravilhosa.

Perguntado sobre o segredo de tantos resultados expressivos em tão pouco tempo, Patrick respondeu: “Quando você se dedica realmente àquilo que faz, com paixão, e acredita no seu trabalho, o resultado flui, vem naturalmente. Eu levo muito a sério e tento sempre encontrar maneiras de me aprimorar e, felizmente, tem dado certo”, disse o leopoldinense.

Apesar de estar se recuperando de uma lesão no joelho, o atleta está às vésperas de mais um desafio importante. Neste sábado (25), Coutinho volta ao Rio de Janeiro para participar do Campeonato Brasileiro de Jiu-Jitsu sem Kimono, organizado pela Confederação Brasileira de Jiu-Jitsu (CBJJ). O torneio será realizado no tradicional Tijuca Tênis Clube, na Zona Norte da capital fluminense.

Treinos em Muriaé

O papo com a Rádio Muriaé aconteceu na academia Gracie Barra, recentemente inaugurada na cidade, se tornando um “braço” da unidade de Cataguases, tendo como instrutor chefe, Alisson Paulo, o Kal, que também é mestre de Capoeira e, assim como Patrick Coutinho, no Jiu-Jitsu está sob a batuta de Ricardo Caetano.

E com chegada da academia a Muriaé, o atleta falou sobre a possibilidade de treinar aqui na cidade: “Vamos ver a melhor maneira de promover esse intercâmbio da Gracie Barra. Essa troca de experiências é, sem dúvida, positiva e a gente tem que aproveitar. Quero estar aqui com os atletas e será um prazer também, receber a equipe de Muriaé lá em Cataguases”, garantiu.

MMA

Quanto à febre mundial do MMA, Patrick destacou a visibilidade que a modalidade trouxe para as artes marciais em geral: “Como praticante há mais de 20 anos, eu me sinto muito feliz com esse ganho que o MMA proporcionou para as artes marciais. Antes, na época do Vale Tudo, as pessoas tinham uma visão totalmente diferente e até distorcida das lutas. Hoje isso já mudou muito, e pra melhor”.

Finalizando, Coutinho revelou que em 2015 pode ingressar na modalidade: “Pela minha experiência com outras lutas e agora com o Jiu-Jitsu, acho que pode ser um caminho meio que natural. Já recebi convites para participar de eventos de MMA, porém ainda não foi possível, devido à algumas lesões, mas se tudo der certo, quem sabe no ano que vem”.

Quem quiser saber mais sobre Patrick Coutinho e acompanhar a carreira do lutador, pode acessar o blog (patrickpersonal.blogspot.com.br) ou sua página no Facebook (www.facebook.com/atletapatrickcoutinho).

Gracie Barra - Muriaé terá competidores em 2015

E uma boa notícia para Muriaé. Alisson Kal aproveitou a ocasião e adiantou que 15 atletas da academia estão sendo preparados para competir no próximo ano: "Estamos trabalhando muito com esse foco e a equipe vai chegar forte em 2015, competindo em alto nível, o que aliás, é a marca da Gracie Barra", ressaltou.



Fonte : Rádio Muriaé




COMENTÁRIOS 1


Patrick Coutinho
Postado no dia 26/10/2014 - 20:58 Cidade: Cataguases - MG
» Gostaria de agradecer aos responsáveis pelo site pela divulgação do resultado e dizer que é um prazer poder contar com vocês. Forte abraço Oss

COMENTAR
Não use palavras ofensivas ou “palavrões”, calúnias, difamações ou ataques pessoais a honra de alguém: O uso destas palavras agressivas e vexatórias é expressamente proibido neste site. Ao conteúdo deste jeito, o seu comentário será recusado e excluído.

Nome:
E-mail:
Cidade:
UF:
Comentário:


    












PUBLICIDADES